A MEMÓRIA DA JT EM SÃO PAULO

31 Mai 2019 | 0 comentario

Entre os dias 23 e 24 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebe mais uma edição do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho – Memojutra. O evento, que acontece no Ed. Sede do TRT-2 (r. da Consolação, 1272) reúne servidores dos Centros de Memória e setores de Gestão Documental e Arquivo de todos os regionais trabalhistas do país, além de magistrados ligados a eles.

Programação

Em seu primeiro dia, o evento contou com três painéis. Às 10h, o historiador Felipe Rocha comandou a palestra “Museu da Pessoa: uma história pode mudar o seu jeito de ver o mundo”.

O historiador Felipe Rocha, durante sua apresentação sobre o Museu da Pessoa. Foto: Divulgação / TRT-2

Às 14h, o tema foi  “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”. Participaram os servidores Ariovaldo Dias Furtado, do TJDFT, e Marcos Pereira Novais, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict.

O servidor do TJDFT, Ariovaldo Dias Furtado, durante o painel “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”. Foto: Divulgação / TRT-2.

O servidor do Ibict, Marcos Pereira Novais, durante o painel “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”. Foto: Divulgação / TRT-2.

Às 16h, o assunto foi “Memórias Narradas: diferentes formas de divulgar um acervo”. Representantes de três regionais contaram suas respectivas experiências com projetos de divulgação do conteúdo produzido por seus setores. Participaram o servidor Ademar Adams, do TRT-23, contanto a experiência do livro “Foi Assim”; a servidora Christiane Samira Dias Teixeira Zboril, do TRT-2, contando a experiência da página “Memórias Trabalhistas”; e o servidor Maurício Oliveira Galardi e o desembargador João Paulo Lucena, ambos do TRT-4, que falaram sobre a experiência de produção do documentários pelo Regional.

No segundo dia de evento, 24/5, está programada, além da reunião oficial dos membros do Memojutra, o painel “Arquivo do TRT-2: metodologia”, com o servidor do Regional, Eduardo Rocha, às 14h. Na sequência, será possível realizar uma visita guiada ao Arquivo do Tribunal, com saída às 15h do Ed. Sede. Interessados poderão ainda realizar uma visita guiada à exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”, no andar térreo do edifício.

Representantes de toda a Justiça do Trabalho

Realizado duas vezes ao ano, o Memojutra reúne profissionais das áreas de Arquivologia, História, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Direito e Comunicação – servidores dos 24 TRTs espalhados pelo país, que juntos discutem temas ligados ao universo de gestão documental, da arquivística e da memória institucional.

Nesta edição, participam representantes de 22 dos 24 Regionais Trabalhistas, dentre servidores e magistrados, incluindo os presidentes dos TRTs  da 13ª e da 23ª Regiões, Wolney de Macedo Cordeiro e Eliney Veloso, respectivamente. Além da presidente e do vice-presidente do Memojutra, a juíza do TRT-4, Anita Job Lübbe e o desembargador do TRT-9, Cássio Colombo.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



MEMOJUTRA - memojutra.contato@gmail.com

Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho
Copyright © 2013.Todos os Direitos Reservados.