Servidor faz palestra para alunos da UFCG

27 Set 2018 | 0 comentario

Apresentação mostrou a importância dos arquivos do TRT para a preservação da memória da história da Justiça do Trabalho na Paraíba.

O secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Raimundo Normando Madeiro Monteiro, ministrou uma palestra no seminário Arquivos Históricos: Acervo, Legislação e Pesquisa promovido pelo Setor de Documentação e História Regional (SEDHIR), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

O evento aconteceu na semana passada, nos dias 19 e 20, onde Normando Madeiro dividiu mesa de debates com a professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tema abordado por eles foi “Arquivos históricos regionais: organização, acervo e acesso”. Ele falou sobre a preservação dos processos como fonte de pesquisa histórica e da memória da Justiça do Trabalho na Paraíba.

Já a professora apresentou trabalhos desenvolvidos na área cultural e de memória da Fundação Casa José Américo de Almeida, que abriga os arquivos dos governadores e personalidades paraibanas, na qual a professora faz parte como coordenadora daquela unidade de informação.

O evento teve como foco a importância dos arquivos do TRT para a preservação da memória da história da Justiça do Trabalho na Paraíba e como fonte de pesquisa para alunos e professos das universidades públicas e o público em geral.

O objetivo do seminário foi promover diálogos sobre as diversas nuances arquivísticas, abordando discussões e questionamentos de modo colaborativo, contando com várias palestras, proporcionando assim, a integração e troca de conhecimentos e experiências entre docentes, discentes, profissionais arquivistas e profissionais de áreas interdisciplinares, nos temas pertinentes na área da Arquivologia e história.

Convênio

A UFCG mantém convênio com o TRT da Paraíba desde agosto de 2012, com o objetivo de destituir dos processos o seu caráter processual, comprometendo-se a destiná-los ao fomento de estudos e pesquisas de caráter científico, contribuindo para formação profissional do seu corpo docente e discente, podendo disponibilizá-los a estudantes de qualquer instituto de pesquisa ou ensino ou mesmo para consulta pública.

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