Prêmio por preservação da memória é uma conquista do Tribunal, reforça a desembargadora Eneida Melo

18 Ago 2016 | 0 comentario

Premiada na última quarta-feira (10) com a medalha e o certificado ​​dos 10 anos do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), em razão dos esforços para preservação da memória da Justiça do Trabalho pernambucana, a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo ressaltou ser esta uma conquista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e, de forma simbólica, repassou o prêmio para presidente do Regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, em sessão do Pleno nesta terça-feira (16). A magistrada decana ressaltou que o TRT-PE é referência na conservação de documentos com valor histórico, citando como exemplo o tombamento de parte de seu acervo como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Gestão documental: O TRT-PE, sob a coordenação da Historiadora Marcília Gama, desenvolve um projeto permanente para a análise dos processos armazenados no Arquivo Geral. Lá, dez estudantes do curso de Direito e História da Faculdade Osmar Lins (FACOL) fazem a triagem do material com significado histórico e o encaminham para adequada preservação.

Uma parte do acervo está disponibilizada ao público geral no Memorial da Justiça do Trabalho, localizado na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, onde é possível conferir dissídios coletivos importantes, fotografias, móveis e outros itens de memória. Outros processos foram direcionados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para sedimentar estudos do Departamento de História. Além da utilização em pesquisas, os documentos também são catalogados e digitalizados, ficando disponíveis no site:http://memoriaehistoria.trt6.gov.br.

Desembargadora Eneida Melo é homenageada no Memojutra

A desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo foi agraciada com a medalha e o certificado ​​dos 10 anos do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), em reconhecimento a sua atuação e apoio à Preservação da Memória do Judiciário Trabalhista. A premiação aconteceu na quarta-feira (10), no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS), em Campo Grande, durante o VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho.

Durante o evento, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) foi elogiado pelo pioneirismo de suas ações em prol da Gestão e Preservação Documental, já que foi o primeiro Regional a ter seu acervo tombado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Na oportunidade, Marcília Gama, coordenadora de Gestão Documental e Memória do TRT6, apresentou como uma boa prática do Tribunal a preservação do acervo imagético do Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco.

A premiação dissemina e reconhece boas práticas de instituições, cidadãos, magistrados e servidores que contribuem para a preservação da memória da Justiça do Trabalho e para a modernização e eficiência dos acervos trabalhistas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



MEMOJUTRA - memojutra.contato@gmail.com

Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho
Copyright © 2013.Todos os Direitos Reservados.