MEMÓRIA NACIONAL


Palestra de representante da Unesco encerra seminário do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho

27 out 2017 | Comentários desativados em Palestra de representante da Unesco encerra seminário do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho gaúcha sediou um seminário sobre a gestão documental na era do processo eletrônico. O evento foi organizado pelo Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul e promovido pelo Tribunal Regio nal do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e ocorreu no auditório da Escola Judicial do TRT-RS nessa quinta e sexta-feira (26 e 27/10).

O segundo dia do evento foi marcado pela presença do coordenador de comunicação e informação da Unesco Brasil, Adauto Cândido Soares, que abordou em sua palestra a importância do selo Memória do Mundo para a preservação de documentos. O certificado foi recebido pelo acervo de processos preservados pelo Memorial da Justiça do Trabalho do TRT-RS, que compreende uma coleção de 1,9 milhão de ações trabalhistas datadas de 1935 a 2000.

Captura de tela de 2017-10-30 13-32-19

No encerramento do seminário, a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, destacou a relevância dos registros históricos, especialmente no contexto atual, quando o Direito do Trabalho está prestes a sofrer as modificações da reforma. “Temos que seguir em frente no debate para aprofundá-lo, e buscar os meios necessários para que a história da Justiça do Trabalho jamais deixe de ser contada”, declarou. A presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), juíza Denise Mársico do Couto, elogiou as propostas desenvolvidas durante o encontro, e agradeceu a receptividade do TRT-RS. Nesta sexta-feira, o evento também promoveu uma reunião entre os representantes do Memojutra, no turno da manhã, e contou com a apresentação artística de alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros, no turno da tarde.

A abertura do seminário, na quinta-feira, ficou a cargo da juíza Anita Job Lübbe, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho no RS, da juíza Denise Marsico do Couto, presidente do Memojutra, e da desembargadora Vania Cunha Mattos, presidente eleita do TRT-RS para o biênio 2018-2019. Os palestrantes do primeiro dia foram o desembargador João Paulo Lucena, os servidores Natacha de Oliveira e Maurício Agliardi, e os professores Daniel Flores e Francisco Amorim. Durante a tarde, ocorreram as apresentações da servidora e cantora Kézia Borba Borges e da Oficina de Iniciação Teatral do TRT-RS.

Captura de tela de 2017-10-30 13-32-35

Memojutra

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) foi criado em 2006 com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental.  O Memojutra funciona como uma rede articulada de magistrados e servidores que atuam em defesa da memória da Justiça do Trabalho, tendo atuação científica, educacional e cultural.

Fonte: TRT4

0 Comentários

Os comentários estão fechados.



MEMOJUTRA

Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho
Copyright © 2013.Todos os Direitos Reservados.